terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Você é movida a ansiedade?

Em doses controladas, a ansiedade turbina a memória, facilita uma tomada de decisão e aumenta o poder de concentração. Então, roer as unhas está liberado?
  É inevitável: seu batimento cardíaco vai bombar às vésperas de uma prova. Há pouco tempo, falava-se sobre uma epidemia de ansiedade. Agora, cientistas afirmam que o sentimento pode ser bom - e até um fator decisivo para a sobrevivência. O americano Allan Horwitz, da Universidade Rutgers, defende que nós não estamos mais ansiosas do que antes, só somos mais diagnosticadas com o sintoma (sim, as mulheres da caverna também arrancavam os cabelos às vezes). E uma pesquisa do Suny Downstate Medical Center, de Nova York, diz que os ansiosos têm QI mais alto. O lado bom só aparece se você mantiver a ansiedade na normalidade, como sentir nervosismo em horas tensas. Pode ficar pilhada agora e correr para descobrir os benefícios da ansiedade!

Seu raciocínio é mais rápido

"Naquele dia caótico no escritório, ficar eletrizada ajuda a resolver uma emergência com mais facilidade: a ansiedade faz o cérebro reagir com mais rapidez e foco. Isso aumenta as chances de sucesso em ambientes estressantes", diz Márcio Bernik, psiquiatra do Programa de Ansiedade da USP.

Você não se assusta com problemas


Não estamos dizendo que você é a maior pessimista do Universo, só que acaba se cercando de cuidados para que tudo saia melhor. Por exemplo: vai se empenhar mais nos estudos antes de um teste decisivo - porque já vai ter imaginado a reprovação. Ou, quando descobrir que aquele gato irá a uma festa, vai se esforçar para ser a mais linda. Você já mapeou suas chances e dificuldades, e está pronta para os imprevistos.

Sua memória fica turbinada

Se você fica ansiosa antes de uma reunião, sorte sua! Pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, pediram que estudantes de medicina memorizassem uma sequência de números antes e depois da prova mais importante do ano. Resultado? Eles se saíram muito melhor quando estavam ansiosos. "O sentimento fornece as condições de que o cérebro precisa para armazenar eventos de curto prazo", diz David Beversdorf, coordenador do estudo. Ou seja: a ansiedade pode melhorar a memória de trabalho, acionada quando temos que gravar dados rapidamente - como o número do telefone que aquele cara lindo deu a você bem quando o seu celular estava sem bateria!

Você não descuida da saúde

Sua manicure pode até ficar brava ("Comeu a unha de novo?"), mas seu médico não. Um estudo da Universidade de Bergen, na Noruega, e do Instituto de Psiquiatria do King’s College, de Londres, constatou que pessoas ansiosas têm, naturalmente, altas chances de se curarem de doenças psicológicas, como a depressão. Isso porque os ansiosos se preocupam mais consigo mesmos e, consequentemente, procuram mais ajuda.

É mais fácil tomar decisões difíceis

Não que você deva sair fazendo escolhas sem pensar, mas a ansiedade dá um empurrão para você agir..

Sob controle!

As táticas para manter a ansiedade nos níveis normais.

· Algum assunto está deixando você muito nervosa? Crie técnicas de relaxamento. Ir ao cinema distrai. Depois de uma comédia, fica mais fácil ver as coisas com clareza.

· Não tem jeito: você não vai ter o controle sobre tudo sempre. Aceitar isso alivia a sua cobrança interna e a faz ficar mais feliz quando tiver sucesso.

· Quando estiver à beira de um ataque, saia para praticar um exercício que você ame - boxe, bike, dança. Mas que lhe dê prazer. Senão, seu cérebro vai se estressar mais!

Sinais perigosos

Às vezes a ansiedade pode passar dos limites. Não é à toa que os ansiolíticos estão no topo da lista dos remédios controlados no Brasil. Mais de 10 milhões de pílulas desse tipo foram consumidas em 2010.

0 comentários:

Postar um comentário